Doenças Geriátricas: principais condições médicas e doenças relacionadas à idade
Por Equipe Goldies • 28 de fevereiro de 2023 • Geriatria

Índice
Introdução
O crescimento da população mais velha é notável em todo o mundo – não apenas no Brasil. De acordo com dados da ONU , atualmente nós temos 1,1 bilhão de idosos no planeta, um número que deve aumentar para 3,1 bilhões até 2100.
Esses números mostram a necessidade de um envelhecimento adequado, saudável e com muita qualidade de vida, a fim de garantir uma vida mais tranquila aos nossos seniores e a nós mesmos, que seremos parte dessa população daqui uns anos.
Parte dos cuidados que devemos ter para a longevidade está diretamente relacionado à prevenção de doenças geriátricas, o nome dado às patologias que são tipicamente do envelhecimento.
Teste grátis por 30 dias
Disponibilizamos 30 dias para você testar nosso aplicativo e conhecer todas as funções gratuitamente.
No artigo de hoje, nós, da Goldies Saúde Integrada, falaremos das principais condições médicas relacionadas à idade e os principais sintomas e/ou formas de prevenção.
Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais! Clique aqui e saiba mais!
Principais doenças geriátricas
Algumas condições são parte do envelhecimento, como a diminuição da imunidade, por exemplo, e até mesmo alguns problemas relacionados à audição. Entretanto, tanto essas questões como muitas outras podem ser porta de entrada para o aparecimento de diversas doenças.
Abaixo, nós listamos as principais doenças geriátricas, confira!
Artrite
A artrite é uma das doenças geriátricas mais comuns, causando inflamação crônica e dor nas articulações. Os tipos mais comuns são a osteoartrite e a artrite reumatóide.
A osteoartrite (ou artrose) é resultado do desgaste normal da cartilagem articular, enquanto a artrite reumatóide é uma doença autoimune em que o próprio organismo ataca as articulações do corpo humano.
A artrite é uma doença que não tem cura e seus principais sintomas são: inflamação ao redor das articulações, dor, sensibilidade e até rigidez nas articulações e movimento limitado.
Câncer
Atualmente, existem diversos tipos de cânceres, mas alguns são mais comuns em pessoas mais velhas, como o câncer de pele, mama, próstata e no estômago.
Os motivos para o aparecimento do câncer podem ser variados. Com o envelhecimento, o corpo tem declínio funcional do organismo, o que contribui para a divisão celular e, consequentemente, para possíveis desequilíbrios nas estruturas das células e do corpo, de maneira geral, ou seja: o organismo já não funciona da mesma maneira.
Outros fatores como sedentarismo, tabagismo e má alimentação, por exemplo, também são fatores de risco.
Doenças cardiovasculares
Doença cardíaca coronária, hipertensão e arteriosclerose são exemplos de doenças cardiovasculares mais comuns na população mais velha. Quando falamos em pressão alta, apesar de ser um problema frequente em todas as idades, é também bastante comum nos seniores.
Manter a boa saúde do coração, reduzindo o consumo de produtos ultraprocessados e carnes em excesso, é a melhor forma de prevenção a esse tipo de doença.
Doenças crônicas de forma geral
A artrite e o câncer – além de algumas doenças cardiovasculares – são consideradas doenças crônicas, mas algumas outras doenças geriátricas também podem ser nomeadas dessa maneira. Abaixo, confira algumas das principais:
- Diabetes
- Osteoporose
- Doença pulmonar crônica
- Alzheimer
Conclusão
Para quaisquer tipos de doenças geriátricas, o tratamento deve ser indicado por um médico, a fim de encontrar as soluções mais eficientes para a saúde dos seniores. Entretanto, a forma mais comum de combater esses problemas é a prevenção.
Manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e cuidar da saúde mental são maneiras muito eficientes de reduzir a incidência de doenças geriátricas.
Além disso, visitar o médico regularmente é uma forma eficaz de identificar possíveis problemas já no início, o que, a depender da doença, aumenta consideravelmente a chance de cura.
E você, sabia que esses problemas são doenças geriátricas? Seus pais possuem alguma delas? Conta pra gente nos comentários!
Conteúdos relacionados
Teste grátis por 30 dias
Disponibilizamos 30 dias para você conhecer todas as funções e testar o nosso aplicativo gratuitamente.